sábado, 12 de junho de 2010

Eu concordo plenamente com a sua opinião Sara. O que acho que esta acontecendo atualmente é uma mudança de paradigmas. Há muito tempo, não só no Brasil, mas no planeta inteiro, há a presença de uma cultura muito forte em quase todas as regiões: de que os recursos naturais eram inesgotáveis e que o homem possui direito a tudo que a natureza parece oferecer a "troco de nada".
Essa convicção, aceita até pouco tempo atrás, desencadeou toda a sucessão de fatos que nos levou a alcançar esta realidade que nos deparamos agora: a sociedade mundial enfrentando os mais diversos tipos de problemas por conta dos inúmeros tipos de poluição que esta produz.

Por isso que acho que uma das raízes do problemas da poluição é justamente a questão da cultura.
O que vocês acham?
Precisamos encontrar formas de coletar informações que nos levem a testar e provar a veracidade desta proposição.
Sugestões?

2 comentários:

  1. Acho que não é uma qestao puramente cultural no sentido de costumes, pois envolve interesses econômicos e sociais.

    Por outro lado, podemos entender que o descaso ou a falta de legitimação da importancia dos recursos naturais pode ser reflexo de um processo cultural que vem desde o período da colonização, além de outros como a individualização em detrimento da esfera publica.

    Ai vai uma sugestão: o livro do Gilberto velho - Individualismo e cultura. Tem na nossa biblioteca, pelo menos eu sei que tem na do campus d SA, pois já peguei empresatado lah!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu pela sugestão Alexandre...=]

    ResponderExcluir