quinta-feira, 3 de junho de 2010

Poluição visual: o grafite e a pixação fazem parte dela?



Há que diga que essa discussão é antiga, e não está errado, mas isso não faz dela menos importante ou atual. Andando pelas ruas de uma pequena cidade, ou avenidas de uma metrópole, percebemos o quanto a pixação ainda é elemento forte e certo na fachada de prédios, e muros.
Lendo os comentários feitos no youtube, quanto ao vídeo acima, pude notar uma grande disparidade entre as opiniões; muitos criticam os pixadores, consideram tal prática uma degradação do espaço humano, um vandalismo querendo se passar por arte. Muitos deles argumentam que a verdadeira "arte de rua" é o grafite, outros já consideram a pixação uma arte como todas as outras, a expressão das camadas mais baixas da sociedade.
"A pixação advém da escrita e privilegia a palavra e/ou letra. Em São Paulo essa prática e estética adquirem força e significação próprias; são compostas por traços negros que compõem uma tipografia verticalizada." (Oliveira, Rita C. A. "Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole.")
Baseando-se na máxima da publicidade: "quanto melhor a localização, melhor o efeito da propaganda", os pixadores se aventuram e arriscam sua vida subindo em prédios e edifícios altíssimos - como se pode ver no vídeo acima. Isso vale a pena? Pixação é arte mesmo?


Exemplo de pixação.

Já o grafite tem em comum com a pixação mais o ato de transgressão, da surdina, mas é mais similar em estrutura com as artes plásticas, e privilegia a imagem e sua qualidade.

Muro grafitado.


O que fica para discussão é: tanto o grafite, quanto a pixação são tipos de arte? Algum dos dois tipos de expressão traz benefício ao cidadão, embeleza o ambiente e não o degrada? Ou tal manifestações poluem o nosso meio, a propriedade alheia, assim como nossa mente, que fica exposta a desenhos confusos e à uma paisagem "suja"?


"Grafites, pixações e stickers são, atualmente, quase sinônimos dos grandes centros urbanos e das potencialidades das culturas juvenis. Como frutos da vivência cotidiana, essas intervenções urbanas juvenis apresentam-nos formas, cores, texturas, conteúdos, visões de mundo e universos imaginários que compõem esses discursos. Aas manifestações gráficas juvenis tentam retirar o espectador da posição passiva de mero consumidor; são, antes de tudo, convites ao encontro e ao diálogo (Gitahy 1991; 16); propõem a discussão e a interferência na arquitetura das metrópoles, são produzidas incessantemente por jovens de variadas características e espelhadas pela cidade, formando múltiplos painéis fragmentados e coloridos, que dão à metrópole a fisionomia de nossos tempos. A cidade transforma-se em suporte."

15 comentários:

  1. PIXAÇÃO PODE ATÉ SER CONTRAVENÇÃO, PORÉM É A FORMA DE EXPRESSAR NOSSA INDIGNAÇÃO, COM ESSA POLÍTICA PARA BURGUESIA E O ABUSO DAS AUTORIDADES!!!
    BATAVO - OS D SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir
  2. é muito massa amo muito pixaçao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. te amo gat gostosinho é pixaçao

    ResponderExcluir
  4. POW PIXA E MUITO DIFERENTE DE GRAFITA

    ResponderExcluir
  5. A pixação nada mais do que uma cultura de rua Brasileira (paulista) onde se encontra pessoas de idades e classes sociais diferenciadas com o mesmo objetivo de se divertir e marcar o maior numero de locais por toda a sua área ou Cidade.


    É isso.

    ResponderExcluir
  6. Vamo pixa essa porra toda caraii pau no cú dus puliça kkkkkk fooooooosk doidera

    ResponderExcluir
  7. so mais grafite,pixação é muito fei!!!!!!!!!!!11111

    ResponderExcluir
  8. AE PIXA É UMA COISA SO DE LOKO E SER LOKO POR PIXACAO E UMA ADRENALINA DE VICIO E NAMORAL PIXAr E DA HORA EU PIXO MEDMO E Q SE FODA OS POLICIA. Pixacao e arte feze fais parte

    ResponderExcluir
  9. pixa e lokoco moss e pronto e acabo nois pixa oq e nosso otario e esses coxinha ae qe fica so robanu nossos blusao
    paganu la quando ta de turminha
    mosss esses maconheiro desses coxinha da conta de nads otariosss eu pixo e sempre vou pixa e fodase populaçao

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. LEGAL A PIXAÇAO DE ROXA

    ResponderExcluir
  12. SOU A KABULOZA GOSTEI MUITO PIXAÇAO DE ROXEDA

    ResponderExcluir
  13. PRA VOÇEIS QE NAO GOSTA DE PIXAÇAO VAO TOMA NO CU SO MAIS PIXAÇAO DO QE GRAFITE OS TRES RECADO SAO MEU

    ResponderExcluir
  14. so qum curti so quem faz os ..fodas xatos

    ResponderExcluir