quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um Futuro de Excessos


Pois bem, aqui estamos, para atualizar o blog. Desta vez, com uma notícia decisiva, afinal, após uma reuniãozinha na saída da faculdade, deixamos nossas ideias fluírem até que chegamos a uma conclusão sobre o futuro do nosso quadrimestre, ou seja, o tão esperado tema da pesquisa em grupo. Em princípio já sabemos: não será nada fácil. Mas já estamos empolgados para cumprir nossa tarefa da melhor maneira possível. Segue a nossa ideia central para o projeto:

--------------------------------------------------------------------------------

"Um futuro de excessos - as várias formas de poluição e seus efeitos sobre os 5 sentidos"

Num mundo que passa por constantes e rápidas transformações e processos, fica difícil definir, estudar ou compreender certos fenômenos sociais. Porém, é possível observar que, no último século, a sociedade foi obrigada a acompanhar um ritmo bastante acelerado, assumindo comportamentos eficazes em relação ao desenvolvimento, mas questionáveis em relação à manutenção dos recursos utilizados, inclusive os humanos. O resultado disso é uma vida turbulenta, notável principalmente nas grandes metrópoles, tornando tais regiões grandes geradoras de produtos, serviços, entretenimento etc. com a promessa de render "qualidade de vida" à população. A questão é: até que ponto tais produtos da vida moderna trazem desenvolvimento? Mais que isso: quais os prejuízos que provocam? É possível reverter ou retardar o seu efeito negativo?

Trilhando o caminho dos questionamentos citados, trataremos de como as pessoas têm sido afetadas pelos excessos deste século e como isso tem influência em seus 5 sentidos - já que esses são as portas de entrada do objeto magno dos grandes esforços da humanidade: o próprio ser humano - pesquisando o que tem sido feito a respeito disso, inclusive tomando como referência as leis relacionadas, indicando vantagens e desvantagens de todas as ações pesquisadas e propondo inovações nesse sentido, utilizando como campo de pesquisa a região do ABC, que tem participado desse movimento, como parte da Grande São Paulo.

Como dividiremos o trabalho em 5 partes, correspondentes aos sentidos, segue o direcionamento para cada uma dessas partes (podendo as questões se moverem de um assunto a outro ou promover interligação entre os mesmos):

Visão -> Poluição Visual: é realmente preocupante? Qual a motivação e o efeito negativo da mesma? Quais políticas têm sido direcionadas a esse problema?
Audição -> Poluição Sonora: quais os limites da paz e da ordem são violados?
Olfato -> Poluição do Ar: Fumaças / Componentes químicos provenientes de outras formas de resíduo.
Tato -> Poluição do Espaço / Como as organizações (famílias, empresas, governo) têm preenchido o recurso Terra e quais as suas motivações.
Paladar -> Poluição do Corpo, tratando da alimentação, tomando por base a definição de que a mesma é elemento fundamental da saúde humana.

--------------------------------------------------------------------------------

Portanto, grupo, é hora de trabalhar. Temos o feriado para fazer observações, exercitar nossa criatividade, pesquisar fontes que nos auxiliem no projeto e, claro, postar aqui no blog o que for pertinente a isso. Esse trabalho também inclui correções e adendos que forem necessários na conceituação acima.

Bom trabalho a todos nós!

4 comentários:

  1. Ai, está tudo muito ótimo. Já estou aqui no google acadêmico aqui, haha, pegando textos enormes sobre poluição.
    Estou MUITO otimista qto ao nosso projeto, acho que a gente tem potencial ! haha

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho certeza de que esse tema é maravilhoso para desenvolvermos a nossa pesquisa! Realmente, há muitas fontes de informações com informações riquíssimas! Vamos ao trabalho
    =]

    ResponderExcluir
  3. Com certeza pessoal. Eu também estou muito otimista. Agora é trabalhar sem parar!

    =]

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que eu pensei, gatas? A gente podia divulgar mais esse blog..tá tão legal, pras pessoas comentarem e talz!

    ResponderExcluir