terça-feira, 10 de agosto de 2010

Poluição do Ar - Relatório I

Diante dos temas estudados em sala de aula, como por exemplo: cultura, subjetividade, identidade, modernismo, estruturalismo e pós estruturalismo, podemos fazer diversas ligações com o nosso tema, que até o presente momento, acreditávamos não ter ligação alguma.
A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano, este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos. A poluição do ar está relacionada com isso, pois a subjetividade interfere naquilo que cada homem considera certo e errado, o que pode ser certo para mim, pode não ser para outra pessoa. Outro conceito seria a cultura, nada mais é que a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período, A poluição do ar também está relacionada com a cultura e as crenças de um povo, pois assim como a subjetividade, o que é considerado poluição para um grupo, para outro pode não ser.
Identidade nada mais é que um sentido de pertencimento a grupos e de continuidade no tempo e no espaço, construído na vivência humana. Poluir está ligado a identidade de cada indivíduo, que conforme o tempo, vai mudando, ou seja, conforme o tempo vai passando, você vai tomando consciência de certas atitudes e crenças, e isso influencia na poluição.
Diante do conceito de modernismo na nossa sociedade, podemos dizer que o pensamento humano mudou bastante, em diversas áreas. O homem começou preocupar-se com o meio em que vivia e ao mesmo tempo em que isso acontecia, as diversas maneiras de poluir o ar também foram crescendo. Estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da lingüística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações, ou seja, o estruturalismo tem como base criar uma estrutura, onde todos os problemas tem uma única solução, hoje em dia, estamos cansados de saber que para acabar com a poluição do ar, temos diversas soluções que estão sendo criadas e algumas já estão em andamento, essa idéia de que a poluição do ar possui diversas soluções está ligada ao conceito de pós estruturalismo, que acredita nas diferenças, exclusões e margens, acredita que um problema não possui apenas uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário