Tema
“Um futuro de excessos - as várias formas de poluição e seus efeitos sobre os 5 sentidos”
Em um mundo que sofre constantes e rápidas transformações e processos, fica difícil definir, estudar ou compreender certos fenômenos sociais. Porém, é possível observar que, no último século, a sociedade foi obrigada a acompanhar um ritmo bastante acelerado, assumindo comportamentos eficazes em relação ao desenvolvimento, mas questionáveis em relação à manutenção dos recursos utilizados, inclusive os humanos. O resultado disso é uma vida turbulenta, notável principalmente nas grandes metrópoles, tornando tais regiões grandes geradoras de produtos, serviços, entretenimento etc. com a promessa de render "qualidade de vida" à população. A questão é: até que ponto tais produtos da vida moderna trazem desenvolvimento? Mais que isso: quais os prejuízos que provocam? É possível reverter ou retardar o seu efeito negativo?
Justificativa
Pesquisar os impactos da poluição, dos mais diversos tipos e proporções, na nossa sociedade é uma questão altamente complexa. Esse foi um dos motivos pelo qual escolhemos esse tema, pois é de extrema importância que as pesquisas abordem de forma diferente problemas e conceitos determinados e fixados, uma vez que os problemas da sociedade sofrem mudanças de uma forma tão veloz quanto a própria sociedade. A complexidade de questões amplas como a poluição, nos permitiu realizar uma divisão (seguindo a lógica do estruturalismo), visando focar nos impactos gerados sobre os 5 sentidos humanos: Visão, Audição, Tato, Paladar e Olfato.
A divisão do tema tem como objetivo analisar os principais problemas que afetam diretamente cada indivíduo dentro da sociedade moderna em que estamos inseridos, uma vez que a real motivação deste estudo é observar como estes fenômenos ocorrem, sob quais condições, quais as suas raízes históricas (questões socio-culturais) e, sobretudo, suas conseqüências imediatas e aparentes. Não somente levantar essas informações, o estudo deverá tentar compreender a dinâmica da sociedade com relação à essas questões, buscando informações diretamente da fonte (os próprios afetados), para então tentar dinamizar possíveis medidas de intervenções com a realidade local estudada, uma vez que o local de estudo é uma variável de extrema importância (questões de identidade cultural e outras), tendo então a necessidade de nos adequarmos à aquela realidade local num momento específico da sociedade (no caso, ABC Paulista).
Essa subdivisão nos ajudará a realizar uma pesquisa mais direcionada, evitando assim, perder o foco e, consequentemente,obter resultados não-satisfatórios ou improdutivos (algo temidamente horrivel).
Todo o contexto econômico, psicológico, político e outros exercem diretamente uma grande influência sobre a sociedade, sendo então, necessário fazer um breve estudos para compreender a dinâmica citada acima.
Revisão da literatura
Um dos livros que nos ajudou muito foi o livro As três ecologias do Felix Guattari, onde ele apresenta a preocupação com os aspectos humanos que influenciam na deterioração da sociedade e do meio ambiente.
Esse livro abrange as questões que dizem respeito à autodestruição humana, ressaltando pontos como a necessidade de rever a estrutura das classes sociais, o estabelecimento e cumprimento de regras universais dos direitos humanos, o reconhecimento da interdependência entre os seres e da complexa teia de relações entre eles.
Assim, Guattari manifesta que para buscar a convivência em harmonia com a nossa fonte de recursos limitados (a natureza, o planeta, o universo), primeiramente, devemos canalizar a mente para uma busca de objetivos mais elevados, logo, podendo trabalhar na reconstrução das relações humanas, desde os níveis mais esquecidos até os mais comentados, como o próprio autor diz, “Não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural, reorientando os objetivos da produção de bens materiais e imateriais. Esta revolução deverá concernir, portanto, não só às relações de forças visíveis em grande escala, mas também aos domínios moleculares de sensibilidade, de inteligência e de desejo”.
Não somente este livro foi utilizado para fundamentar as pesquisas realizada ate o presente momento, pois há uma necessidade de fontes alternativas (porém, tão confiáveis quanto a citada acima), visando enriquecer o projeto com diferentes abordagens sobre a mesma questão (que é muito abrangente e, consequentemente, assuntos importantíssimos são rejeitados, ficando às margens das principais discussões). Documentários e pesquisas acadêmicas também serão utilizadas de forma consciente.
Algumas das referências utilizadas para a fundamentação da pesquisa foram mencionadas para a primeira apresentação do projeto, estando disponíveis no blog nas postagens correspondente ao mês de Junho de 2010. Para maiores informações, acessar tais postagens.
-Documentos:
O trabalho constituiu uma análise bibliográfica sobre os temas:
Visão -> Poluição Visual: é realmente preocupante? Qual a motivação e o efeito negativo da mesma? Quais políticas têm sido direcionadas a esse problema?
Audição -> Poluição Sonora: quais os limites da paz e da ordem são violados?
Olfato -> Poluição do Ar: Fumaças / Componentes químicos provenientes de outras formas de resíduo.
Tato -> Poluição do Espaço / Como as organizações (famílias, empresas, governo) têm preenchido o recurso Terra e quais as suas motivações.
Paladar -> Poluição do Corpo, tratando da alimentação, tomando por base a definição de que a mesma é elemento fundamental da saúde humana
Relação com conceitos e teorias expostas
Conceitos: cultura, subjetividade, identidade, modernismo, estruturalismo e pós estruturalismo, estrutura e dinâmica social..
Os conceitos serão relacionados com os temas nos relatórios finais, após serem apresentados em sala, visando ajudar o grupo a compreender melhor os assuntos abordados.
Metodologia
Pesquisas bibliográficas.
Entrevistas
Discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário